Canal de ética
Perguntas e Respostas
1. O que é o Canal de Denúncia?
O Canal de Denúncia, também designado de Linha Ética, é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, gerido pela BDO Portugal, ao qual poderá recorrer para relatar situações observadas ou suspeitas que violem normas legais ou internas.
É importante referir que, se preferir, poderá registar a sua denúncia de forma anónima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer retaliação ação por parte da organização que o prejudique.
2. O tipo de denúncia posso fazer?
São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores, Trabalhadores ou membros dos Órgãos de Administração da BDO Portugal desde que afetem uma pessoa ou a organização, relacionadas com qualquer conduta antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões éticos definidos no Código de Conduta, bem como quaisquer violações ao disposto em políticas e manuais em vigor na organização.
3. Quando posso registar denúncias? Em que horário?
Esta plataforma está disponível para registar denúncias/ irregularidades a qualquer hora, 7 dias por semana.
4. Que informações devo fornecer quando registar a denúncia?
É de extrema importância que forneça todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.
Como tal pedimos que nos indique no mínimo:
- O tipo de evento a reportar;
- Efetue uma breve descrição dos factos que suportam a irregularidade comunicada;
- Se a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita;
- Se a situação relatada continua a ocorrer;
- Se possuí algum documento de suporte à irregularidade encontrada, podendo adicionar essa informação à denúncia (exemplo: fotos, relatórios, entre outros); e
- Identificar a relação do autor da irregularidade com a nossa instituição.
5. Posso ser prejudicado por apresentar uma denúncia?
Não. O Canal de Denúncia foi desenvolvido garantindo a segurança total dos seus dados no registo de denúncias e, neste sentido, foram desenvolvidos mecanismos de controlo interno que impedem que sua denúncia seja direcionada a colaboradores envolvidos na situação relatada.
Acresce que as suas informações de identificação, quando fornecidas, são devidamente protegidas e, se preferir não as fornecer, os fatos relatados serão apurados com a preservação do seu anonimato.
6. Como posso acompanhar a minha denúncia?
Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem o código de acesso, não é possível o seu acesso e o acompanhamento da denúncia registrada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.